terça-feira, 25 de maio de 2010

Birra Moretti

"Luigi Moretti - Cervejaria e Fábrica de Gelo" foi fundada há mais de um século atrás em Udine [região de Friuli]. Na época de 1350, se tratava de uma pequena cidade adormecida, cercada por muros de pedra construídos pela comunidade local.

Depois de algum tempo, dentro das muralhas da região [anexada ao Império Austro-Húngaro], em um momento importante durante a unificação da Itália, levantes patrióticos na cidade começaram a ser frequentes. Foi durante este clima de agitação que Luigi Moretti, olhando para o futuro com convicção e confiança, decidiu construir sua fábrica de cerveja, em 1859.

E o homem no rótulo hein ? O bebedor de bigode é o símbolo da marca Birra Moretti. Esse senhor bigodudo tem uma história incomum... Em 1942, esta cerveja já era uma bebida bem popular em Friuli. Um dia, o comandante Lao Menazzi Moretti viu um homem velho de aparência agradável, com um bigode, sentado em uma mesinha em Udine. Era exatamente o tipo de personagem que Moretti procurava para representar as qualidades de sua cerveja: saudável, tradicional e autêntico.

O comandante então, perguntou ao homem se ele poderia ser fotografado. As fotografias foram tiradas e entregues a um artista famoso da época, onde produziu todo o material de divulgação desta bela cerveja. Em 1996, a marca foi vendida à empresa holandesa Heineken, proprietária até os dias de hoje.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Biertruppe Vintage e Colorado Vintage


4ª Feira passada tive a honra de degustar 2 maravilhosas cervejas BRASILEIRAS ! Em conjunto com meus amigos Botto [Bottobier], Padilha [Almoçario] e Pedro [Abradeg], degustamos nada mais que a Biertruppe Vintage e Colorado Vintage !!!

Falando da primeira, se trata da primeira Barley Wine brasileira maturada em barris de carvalho, com seus 9% Alc. e coloração avermelhada... Incrível cerveja ! Em breve no Beertaste, ok ?

Já a Colorado, ou melhor, Colorado Vintage Black Rapadura, uma Imperial Stout com seus potentes 10.5% Alc. já havia degustado na Brasil Brau, mas nada melhor que repetir a dose... Elaborada com sete tipos de malte inglês e, é claro, rapadura escura, este belo exemplar possui uma tiragem muito limitada, o que a torna objeto de desejo de muitos. Mais uma cerveja fora do comum !

Deixo por aqui meu agradecimento a Biertruppe e ao Marcelo Carneiro, por nos proporcionar momentos incríveis como este... Espero poder repetir a dose, ou melhor, as garrafas... Saúde !

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Old Speckled Hen [On Tap]


Esta bela cerveja inglesa teve origem em Abinton [Oxfordshire – Inglaterra] e nos dias de hoje é produzida na cidade de Suffolk, pela cervejaria Greene King. O motivo de seu surgimento foi para comemorar o 50 aniversário da indústria automobilística MG.

Um dos carros produzido na época, se destacava por possuir um padrão de cores muito chamativo, chegando a lembrar uma galinha... Sem perder a chance de ironizar o fato, o povo local o apelidou de “A Velha Galinha Pintada”, ou seja: Old Speckled Hen.

Agora vem a deixa: Na próxima 4 feira [12 de Maio] o Beertaste abrirá um barril dessa ótima cerveja inglesa... E aí, quem se habilita ?

terça-feira, 4 de maio de 2010

St. Bernardus


Devido à política anti-clerical, no início do século passado, a Ababia de Catsberg, localizada na parte norte da França, decidiu se mudar para Watou, uma pequena aldeia a apenas 2k mais longe, localizada na Bélgica. Eles transformaram uma fazenda no "Refúgio Notre Dame de St. Bernard", com a produção de queijo como atividade principal.

Com o rendimento das vendas que financiavam as atividades da Abadia no início dos anos 30, a comunidade decidiu eliminar o anexo belga e trazer de volta todas as atividades para a França. Evarist Deconinck assumiu a fábrica de queijo e construiu um primeiro edifício no Trappistenweg em Watou, onde o queijo foi desenvolvido e comercializado. Este primeiro edifício foi posteriormente transformado em salas privadas, mas os traços da fábrica de queijo ainda são visíveis e incorporadas nesta sala.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, o Mosteiro Trapista St. Sixtus decidiu parar de comercializar a cerveja. Um acordo foi feito: dentro das paredes do Mosteiro Trapista iriam fabricar cerveja só para consumo próprio; Venda ao público só nas portas do Mosteiro e também para algumas poucas tabernas…

Mr. Deconinck, por outro lado, seria o cervejeiro e começaria a comercializar a cervejas trapistas sob licença [para um período de 30 anos]. Portanto, junto à fábrica de queijo, uma nova cervejaria foi construída e Mr. Deconinck começou a fermentar sua cerveja com a ajuda do cervejeiro de Westvleteren, que trouxe ao longo de sua sabedoria e conhecimento, as receitas originais.

A licença foi sendo renovada até 1992, quando o contrato chegou ao fim porque os mosteiros trapistas decidiram que a qualificação de "Trappistenbier" só poderia ser dada a cervejas fabricadas dentro dos muros religiosos. Portanto, desde 1992, estas cervejas são comercializadas sob uma nova marca: St. Bernardus [referindo-se ao refúgio de Notre Dame de St. Bernard].