segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Novo Site do Beertaste

Já se encontra no ar o novo site do Beertaste: www.beertaste.com.br

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Tripel Karmeliet on Tap

Na noite desta 4ª Feira [18.08] a partir de 18h, o Beertaste irá promover uma grande confraternização com direito a "chopp" da divina Tripel Karmeliet a preço promocional !!! Para completar o evento, serão sorteados brindes exclusivos... Não percam !

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Beertaste & Ricardo Amorim

Semana passada tivemos a felicidade de receber em nossa loja o grandissísimo Ricardo Amorim, jornalista e cervejólogo, autor do blog Cerveja Só e um dos pioneiros do Brasil quando assunto é cerveja. Depois de muito tempo, finalmente o encontro aconteceu! Ficamos muito felizes com a visita e espero poder repetir a dose muitas vezes. Deixo por aqui um link para o post escrito por ele sobre o Beertaste!! Muito legal mesmo... Leiam e "Cheers"!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Marcelo Carneiro & Randy Mosher

Na última segunda feira, recebemos a visita do "mestre" Marcelo Carneiro [Proprietário da Cervejaria Colorado] e do ilustre Randy Mosher [Autor dos livros Radical Brewing e Tasting Beer]. Impressionante como o tempo passou rápido! Quando a conversa é boa... Para quem não conhece Randy, basta dizer que é um renomado designer de rótulos e cervejeiro caseiro a mais de 10 anos. Norte Americano da cidade de Chicago, foi convidado em 2007 para reformular a identidade visual dos produtos da Cervejaria Colorado, os mesmos encontrados hoje em dia nas gôndolas de diversas lojas no Brasil. Quanto ao Marcelo? Basta dizer que estamos agendando um evento inédito no RJ... Em breve divulgaremos, ok?

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Trappistes Rochefort

A Rochefort tem uma história muito curiosa dentre as cervejas Trappistas. Localizada dentro da Abadia de Notre-Dame de Saint-Rémy, perto da cidade de Rochefort, é datada de 1230 e tem produção de cerveja desde 1595. Foi fechada durante a Revolução Francesa em 1794 e reabriu em 11 de outubro de 1887, quando Anselmus Judong [monge trappista da Abadia de Achel] entrou para o mosteiro. Em 21 de Dezembro de 1887, os edifícios foram comprados pelos monges de Achel e a abadia restaurada, levantando-se novas construções no local. A nova fábrica foi fundada, mas seria preciso esperar até 1952 para a cervejaria produzir em quantidade suficiente para ser vendida.

Os monges residentes no local, fazem questão de manter segredo sobre o processo de fabricação das cervejas, que bem armazenadas podem manter a qualidade durante pelo menos cinco anos. Outro diferencial é a água utilizada no processo, visto que é elaborada a partir de um poço situado no interior das muralhas do mosteiro.

Como em todas as cervejarias trappistas, a cerveja só é vendida em forma de apoio financeiro para o mosteiro e outras boas causas. Seus criadores não possuem a intenção de aumentar a produção com base na demanda ou por motivos de lucro, e produzem apenas o suficiente para se sustentar.

A Brasserie de Rochefort produz três cervejas Trappistas:

Rochefort 6 - tampa vermelha [7,5% Alc]. Coloração avermelhada, quase como folhas de outono, de textura muito consistente com um aroma levemente picante e um sabor intenso de caramelo, frutas e notas de passas. É fabricada apenas uma vez por ano, representando aproximadamente 1% da produção total de cerveja, o que é muito difícil de obter.

Rochefort 8 - tampa verde [9.2% Alc]. Marrom-amarelada, com um aroma mais pronunciado de frutas e uma pequena quantidade de Demi-Sec. Essa variedade representa a maior parte da produção.

Rochefort 10 - tampa azul [11,3% Alc]. Coloração marrom-avermelhada, com uma espuma muito compacta e um aroma de figos. Sente-se como mel na boca. O perfil de álcool é um componente importante no sabor desta cerveja. Similar a 6 e 8, porém mais aromática e aveludada.

Uma observação: Como podemos notar, os números 6, 8 e 10 não correspondem ao teor alcoólico da cerveja, mas sim a uma antiga unidade de medida que mensura a densidade do mosto utilizado no processo…