domingo, 27 de setembro de 2009

Hoegaarden - A História de Pierre Celis


A pequena vila belga de Hoegaarden, distante a menos de uma hora de Bruxelas, era conhecida desde a idade média por suas Witbier. Em um certo momento da história, existiram cerca de 36 pequenas cervejarias por lá. Por volta de 1957, devido à competição com as cervejas lager e depois das duas grandes Guerras Mundiais a última dessas cervejarias fechou.

Em 1966, o jovem leiteiro Pierre Celis (por isso é comum vermos em material promocional da cerveja, alusões a vacas e vidros de leite) questionou o porque do desaparecimento do antigo estilo de cerveja e decidiu que era hora de reviver a receita tradicional. Com o suporte financeiro de seu pai e a ajuda de um mestre-cervejeiro veterano, Celis iniciou com uma pequena cervejaria chamada De Kluis.

O sucesso da cervejaria foi grande que a produção cresceu demasiadamente até 1985, quando um incêndio destruiu parte da cervejaria. Para a reconstrução, Celis recebeu a ajuda de diversas cervejarias. Uma delas foi a Interbrew, hoje Anheuser-Busch Inbev, que investiu muito dinheiro para a compra de outros prédios. Após algum tempo, Celis sentiu-se pressionado a alterar a receita de sua cerveja (para que fosse mais comercial) e vendeu a cervejaria para a Interbrew em 1987.


A Hoegaarden possui um processo de fabricação único e complexo. Diferencia-se por levar em sua fórmula sementes de coentro e raspas de casca de laranja, o que confere à bebida um toque cítrico no aroma e no sabor. A primeira etapa é um processo de alta fermentação. Depois, a cerveja é engarrafada sem pasteurização e permanece em repouso por mais três semanas para que aconteça a re-fermentação dentro da garrafa.