Os monges residentes no local, fazem questão de manter segredo sobre o processo de fabricação das cervejas, que bem armazenadas podem manter a qualidade durante pelo menos cinco anos. Outro diferencial é a água utilizada no processo, visto que é elaborada a partir de um poço situado no interior das muralhas do mosteiro.
Como em todas as cervejarias trappistas, a cerveja só é vendida em forma de apoio financeiro para o mosteiro e outras boas causas. Seus criadores não possuem a intenção de aumentar a produção com base na demanda ou por motivos de lucro, e produzem apenas o suficiente para se sustentar.
A Brasserie de Rochefort produz três cervejas Trappistas:
Rochefort 6 - tampa vermelha [7,5% Alc]. Coloração avermelhada, quase como folhas de outono, de textura muito consistente com um aroma levemente picante e um sabor intenso de caramelo, frutas e notas de passas. É fabricada apenas uma vez por ano, representando aproximadamente 1% da produção total de cerveja, o que é muito difícil de obter.
Rochefort 8 - tampa verde [9.2% Alc]. Marrom-amarelada, com um aroma mais pronunciado de frutas e uma pequena quantidade de Demi-Sec. Essa variedade representa a maior parte da produção.
Rochefort 10 - tampa azul [11,3% Alc]. Coloração marrom-avermelhada, com uma espuma muito compacta e um aroma de figos. Sente-se como mel na boca. O perfil de álcool é um componente importante no sabor desta cerveja. Similar a 6 e 8, porém mais aromática e aveludada.
Uma observação: Como podemos notar, os números 6, 8 e 10 não correspondem ao teor alcoólico da cerveja, mas sim a uma antiga unidade de medida que mensura a densidade do mosto utilizado no processo…