quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Het Anker - Gouden Carolus




A cervejaria Het Anker [A Âncora], é uma das mais antigas em funcionamento na Bélgica. Podemos encontrar as primeiras evidências da cervejaria nos registros da bela cidade de Mechelen [1369]. No século XIX a cervejaria ocupava cerca de um terço da cidade.



Louis Van Breedam e sua irmã adquiriram o controle da cervejaria Het Anker [1872] e a transformaram em uma das mais modernas cervejarias operadas à vapor naquele tempo. Conforme relatei em alguns posts anteriores, durante a Primeira Guerra Mundial a atividade de fabricação de cerveja foi interrompida e os equipamentos, que eram de cobre, foram usados para fabricação de armas, fato muito comum nas cervejarias de países ocupados por tropas alemãs durante as Guerras.



Em 1990, Charles Leclef, da quinta geração da família Van Breedam, assumiu o controle sobre a cervejaria. Os equipamentos para a fabricação de cerveja foram todos modernizados para garantir a estabilidade e a qualidade dos produtos. Novas cervejas foram lançadas e alcançaram sucesso internacional.



As cervejas mais conhecidas fabricadas pela Het Hanker possuem o nome Gouden Carolus, [Carlos Dourado - referência às moedas douradas do Imperador Carlos V que nasceu em Ghent e cresceu em Mechelen]. Carlos V foi imperador do Sacro Império Romano-Germânico um título remanescente do Império Romano.

Disponível no Beertaste:

Gouden Carolus Classic - 330ml e 750ml
Belgian Dark Strong Ale de 8% alc.

Gouden Carolus Tripel - 330ml e 750ml
Belgian Tripel de 9% alc.

Gouden Carolus Christmas - 330ml
Sazonal de Natal.

Gouden Carolus Hopsinjoor - 330ml
Lançada em 2008 [Belgiam IPA] recuperando o gosto por cervejas lupuladas na Bélgica.

Gouden Carolus Cuveé Van de Keiser Blauw - 750ml
Produzida apenas no dia do aniversário de Charles V, 24 de fevereiro.

Gouden Carolus Cuveé Van de Keizer Rood - 750ml
Lançada em 2008, é a versão clara para a cerveja do imperador.