terça-feira, 22 de setembro de 2009

Guinness [250 anos]


O que eu poderia falar da Guinness ? Simples…
Com praticamente 250 anos de história, a cerveja é produzida com a mesma composição que a consagrou: malte irlandês, água de Dublin, lúpulo e levedura.

A fábrica original onde a Guinness foi produzida pela primeira vez (1759) ainda é a principal fábrica da marca em Dublin. Além disso, Arthur Guinness alugou o galpão por 120,00 libras de uma familia inglesa, que na época não acreditou no sucesso da cerveja. Esta familia então, acabou por alugar não só este espaço como os terrenos que o circundavam por meros 120,00 libras/mês, num contrato de arrendamento de mil anos !

Ou seja, a cerveja fez um mega sucesso e a familia dona do galpão recebe até hoje cerca de R$ 500,00 pelo aluguel do espaço ! O contrato original está exposto no chão do museu da marca, que foi instalado em um dos galpões lá na sede da cervejaria, em Dublin / Irlanda.

Quando completou 200 anos, em 1959, a cerveja GUINNESS adotou uma criativa ação de marketing para marcar a data: 150.000 garrafas foram jogadas em diversos pontos do Oceano Atlântico. A ação durou seis semanas e envolveu 38 embarcações. Dentro das garrafas havia um rótulo dourado comemorativo, um livreto contando a história da cerveja, instruções de como transformar a garrafa em uma luminária e um vale para trocar por uma caixa de GUINNESS, além de informações sobre o navio que lançou a garrafa. Batizadas de garrafas-gota, as embalagens não eram rotuladas.

Em alto relevo havia a inscrição: “1759-1959. Garrafa-gota especial (Oceano Atlântico) para celebrar e comemorar o bicentenário da Guinness”. E agora nos 250 anos ? O que virá por aí ?