terça-feira, 25 de maio de 2010

Birra Moretti

"Luigi Moretti - Cervejaria e Fábrica de Gelo" foi fundada há mais de um século atrás em Udine [região de Friuli]. Na época de 1350, se tratava de uma pequena cidade adormecida, cercada por muros de pedra construídos pela comunidade local.

Depois de algum tempo, dentro das muralhas da região [anexada ao Império Austro-Húngaro], em um momento importante durante a unificação da Itália, levantes patrióticos na cidade começaram a ser frequentes. Foi durante este clima de agitação que Luigi Moretti, olhando para o futuro com convicção e confiança, decidiu construir sua fábrica de cerveja, em 1859.

E o homem no rótulo hein ? O bebedor de bigode é o símbolo da marca Birra Moretti. Esse senhor bigodudo tem uma história incomum... Em 1942, esta cerveja já era uma bebida bem popular em Friuli. Um dia, o comandante Lao Menazzi Moretti viu um homem velho de aparência agradável, com um bigode, sentado em uma mesinha em Udine. Era exatamente o tipo de personagem que Moretti procurava para representar as qualidades de sua cerveja: saudável, tradicional e autêntico.

O comandante então, perguntou ao homem se ele poderia ser fotografado. As fotografias foram tiradas e entregues a um artista famoso da época, onde produziu todo o material de divulgação desta bela cerveja. Em 1996, a marca foi vendida à empresa holandesa Heineken, proprietária até os dias de hoje.