quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Feliz 2011
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Relembrando 2009
Gouden Carolus Cuvee Van de Keizer 2008 / Blauw – 750ml [Bélgica] Mesmo sabendo que é dificil eleger apenas uma, não é impossível! Sem dúvida nenhuma um ótimo destaque para essa maravilha de Het Anker! Tive oportunidade de visitar a cervejaria e degustar as Cuvees de 1999 a 2008… Porém desta vez eles se superaram! Para mim, podemos incluir como top das tops encontrada no Brasil em 2009!
Westvleteren 12 – 330ml [Bélgica] E ponto. Precisa mais ?
Pilsner Urquell – 500ml [República Tcheca] Por mais que tenha aparecido no mercado por pouco tempo e em um preço bem salgado, continua sendo uma bela referência do estilo!
Vivre Pour Vivre / Falke Bier [Brasil] Apesar de adorar as Colorados, devo dar meus parabéns ao Marco pela ousadia e compromisso em produzir cervejas deste nível!!! A ponto de fazer Papazian lamber os dedos!!!
St. Bernardus Abt 12 – On Tap [Bélgica] Este ano tivemos a oportunidade de saborear aqui no RJ um “chopp” inédito no Brasil! A maravilhosa cerveja belga St. Bernardus Abt Quadruppel (Barril de 30 litros)… Mesclando um sabor suave (comparado as mais belas Trappistas) com um potencial alcoólico de 10,5%, esta cerveja superou muito minhas expectativas, que diga-se de passagem, já eram altas !!
A chegada das cervejas americanas! Em um passado nem muito recente, pudemos encontrar algumas por aqui… porém durou pouco… pude degustar algumas no belo evento promovido pelo Frangó (UsHops) durante a BrasilBrau… Espero que agora venham para ficar !!! A volta dos barris de cervejas belgas, tais como Tripel Karmeliet, Maredsous 6 e 10 e St. Bernardus… Só coisa boa !!!
A visita de Randy Mosher, Charlie Papazian, Conrad Seidl, e outros profissionais do ramo de cervejas no Brasil… A cada dia que passa o mercado de cervejas no Brasil cresce chamando a atenção do mundo! O crescimento gigantesco das Acervas nacionais, junto com seus cervejeiros e seguidores, eventos e workshops também foi uma coisa muito legal este ano… Destaque também para a BrasilBrau 2009.
Aumento do IPI no inicio do ano… Não posso deixar de destacar também a falta de compromisso da Ambev (Brasil) com seus clientes e o total desconhecimento da grande maioria de seus vendedores frente as cervejas importadas pela empresa! A cada dia que passa fica pior!!!
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Festa de Fim de Ano
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
DUVEL DAY - 4ª Feira 15/12
![]() |
Duvel - Strong Golden Ale |
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Chouffe Houblon on Tap

Nesta próxima 4ª Feira [08.12 - 17h] o Beertaste abrirá um barril da excepcional cerveja belga Chouffe Houblon. Conforme abortado anteriormente neste blog, a Brasserie D´Achouffe foi fundada em 1982, nos vales verdes das Ardennes Belgas, e especializou-se em produzir cervejas artesanais de alta qualidade. As marcas produzidas são facilmente reconhecidas pelo simpático duende que figura nos rótulos, que de acordo com lendas seculares, eram visitantes frequentes das florestas da região.

Produzida pela primeira vez no ano de 2006, a Chouffe Houblon se destaca por sua bela e potente lupulagem [lembrando que Houblon significa lúpulo em françês – Lingua falada na região da cervejaria]. Seu estilo, uma Belgian IPA Tripel, se caracteriza pela adição de 3 tipos de lúpulo – Saaz [aromático] – Tomahawk [amargor] – Amarillo [Dry Hopping]. Pode-se notar também, características cítricas e frutadas, provenientes da levedura belga. Em 2006, o grupo Duvel Moortgat, comprou esta pequena cervejaria belga e, hoje em dia, pode-se dizer que a Chouffe Houblon é uma das melhores do mundo em seu estilo !
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Duvel Day - ADIADO para 15/12
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Final de Ano no Beertaste

segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Chimay Pack 3x33cl
O monastério de Chimay [fundado em 1850], começou sua produção comercial de cervejas em 1862 e se caracteriza como um dos 7 trappistas que produzem cervejas no mundo. Sua produção ocorre dentro da Abadia Notre-Dame de Scourmont [sul da Bélgica], porém o nome Chimay vem de uma pequena cidade bem próxima a região. Já disponível no Beertaste o Kit Chimay, incluindo: Chimay Rouge, Chimay Triple, Chimay Bleue e uma bela taça.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Gouden Carolus D'or
A Expo 58, também conhecida por Feira Mundial de Bruxelas [Exposition Universelle et Internationale de Bruxelles], foi realizada entre 17 de Abril a 19 de Outubro, em 1958. Foi a primeira grande Exposição Mundial depois da Segunda Guerra. Perto de 15 mil trabalhadores passaram três anos construindo nos 2 km² que constituiam o recinto [em Heysel, a 7 km de Bruxelas]. O local é sobretudo conhecido devido ao enorme modelo de um átomo denominado Atomium; que depois de algumas décadas continua a ser um dos pontos de referência na capital belga. Mais de 42 milhões de pessoas visitaram a Expo 58, que abriu com um discurso apelando à paz mundial e ao progresso economico pelo rei Balduíno I.

A cervejaria Het Anker, produziu uma cerveja especialmente para celebrar os 50 anos da exposição Anno Expo. Utilizando a base da cerveja Carolus Classic, é envasada em garrafas que remetem aos modelos da época, com o rótulo pintado em silk-screen. Disponível poucos kits no BT, aproveitem !!!
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
N'Ice Chouffe

Em seu rótulo é possível observar uma típica vista do inverno na aldeia de Achouffe, com a capela e a cervejaria no fundo. A cerveja em si se caracteriza como um vinho de cevada belga vintage. No final dos anos 70, dois cunhados [Pierre Gobran e Chris Bauweraerts] decidiram criar sua própria cerveja. Com pouco dinheiro inicialmente, começaram o que os fãs da cervejaria chamavam de "Chouffe Story". Anualmente cerca de 6.000 turistas visitam a Brasserie d'Achouffe por mês, número que é limitado pelo conforto.

Esta magnífica cerveja é produzida apenas para a época de final de ano e oferece um sabor maltado muito rico, picante [tomilho] e frutado [passas], com um aroma e paladar frutado complexo, complementado por tons de malte. Com o envelhecimento na garrafa, tende para o macio e aveludado, como as noites de natal devem ser ! Disponível no Beertaste: N’Ice Chouffe - Garrafas de 750ml
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Tripel Karmeliet on Tap

segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Belgian Beer Festival
No próximo sábado [30 de outubro], o importador e proprietário do Belgian Beer Paradise, Xavier Depuydt, realizará com o apoio da Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro, o primeiro evento de gastronomia e cervejas belgas da América Latina no Porto da Marina da Glória, na cidade maravilhosa. O barco ficará ancorado. O Belgian Beer Festival está trazendo com exclusividade o "chopp" Hoegaarden, Leffe Blond, Leffe Brune, Belle-Vue Kriek além do já conhecido Stella Artois. O buffet será produzido a 4 mãos por Xavier Depuydt e pelo renomado Chef australiano - Greigor Caisley, os pratos serão típicos da Bélgica e todos harmonizados com cervejas belgas. Para a sobremesa chocolates belgas.

"A culinária Belga apesar de muito diversificada ainda é muito pouco conhecida nos trópicos. Para conhecer um pouco desta culinária é preciso voltar um pouco no tempo, pois devido as invasões a gastronomia sofreu muitas influências de países como Alemanha, Holanda, França e Espanhóis, com isso aumentando a sua diversidade. Amantes de batatas, - dizem até mais que os Portugueses-, a gastronomia belga é rica em carnes de todo o tipo e bem condimentada. Mexilhões e aves também estão entre as listas dos ingredientes prediletos dos Belgas. E o principal usa-se muita cerveja na preparação dos pratos." - Fonte: belgianbeerfestival.com.br

Entre os pratos do Festival:
Entradas:
Croquete de queijo com Leffe Blonde e Leffe Brune / Blini de salmão com molho Hoergaarden Citron / Filet Mignon aperitivo com Leffe Brune / Mexilhão cozido na cerveja com vinagrete.
Buffet:
Sopa de cerveja Hoergaarden com queijo gruyere / Vlaams Stoofvlees [carbonade flambado cozido na cerveja Leffe Brune] / Vol au Vant [frango] com Leffe Blond / Acompanhamentos: batata-frita, purê de batata, salada verde, tomate, compota de maçã.
Sobremesas:
Sorvete de baunilha com Belle-Vue Kriek / Mousse de chocolate belga.

Cervejas na Pressão:
Stella Artois [5,2%] / Belle Vue Kriek [5,2%] / Hoegaarden [4,9%] / Leffe Blond [6,2%] / Leffe Brune [6,6%]
Cervejas em Garrafa:
Hoegaarden Rosé - 330ml [3%] / Hoegaarden Citron - 330ml [3%] / Hoegaarden Grand Cru - 330ml [8,5%] / Forbidden Fruit - 330ml [8,8%] / Leffe Radieuse - 330ml [8,2%] / Leffe Tripel - 330ml [8,5%] / Leffe 9 - 330ml [9%]

Maiores Informações:
Porto da Marina da Glória/RJ (21 2205-6716;) - Av. Infante Dom Henrique, s/nº, Aterro do Flamengo, Glória – RJ / Data: 30/10/2010 / Horário do evento: de 13h às 23h / Estacionamento no local.
Do estacionamento até o barco está incluído o serviço de van. O Buffet será servido a partir: das 14h às 16h e das 19h às 21h Entrada no festival: até às 20h Preço: R$240,00 – inclui: o passeio, bebidas (cervejas, refrigerantes, água) e comidas (aperitivos buffet e sobremesa)
Pagamento: ATÉ 26/10 [Terça-Feira] - Pelo site: www.belgianbeerfestival.com.br - Cartões: crédito e débito, depósito ou boleto - Crianças com até 6 anos não pagam. E de 6 até 12 anos pagam: R$120,00 e podem ficar somente até às 22h
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Beercheck.IN

quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Oktoberfest no BT

quinta-feira, 23 de setembro de 2010
251 - Is Good For You
sábado, 18 de setembro de 2010
"Beering in America"

quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Kwak on Tap


segunda-feira, 30 de agosto de 2010
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Tripel Karmeliet on Tap

quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Beertaste & Ricardo Amorim

quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Marcelo Carneiro & Randy Mosher
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Trappistes Rochefort


Os monges residentes no local, fazem questão de manter segredo sobre o processo de fabricação das cervejas, que bem armazenadas podem manter a qualidade durante pelo menos cinco anos. Outro diferencial é a água utilizada no processo, visto que é elaborada a partir de um poço situado no interior das muralhas do mosteiro.

Como em todas as cervejarias trappistas, a cerveja só é vendida em forma de apoio financeiro para o mosteiro e outras boas causas. Seus criadores não possuem a intenção de aumentar a produção com base na demanda ou por motivos de lucro, e produzem apenas o suficiente para se sustentar.
A Brasserie de Rochefort produz três cervejas Trappistas:

Rochefort 6 - tampa vermelha [7,5% Alc]. Coloração avermelhada, quase como folhas de outono, de textura muito consistente com um aroma levemente picante e um sabor intenso de caramelo, frutas e notas de passas. É fabricada apenas uma vez por ano, representando aproximadamente 1% da produção total de cerveja, o que é muito difícil de obter.

Rochefort 8 - tampa verde [9.2% Alc]. Marrom-amarelada, com um aroma mais pronunciado de frutas e uma pequena quantidade de Demi-Sec. Essa variedade representa a maior parte da produção.

Rochefort 10 - tampa azul [11,3% Alc]. Coloração marrom-avermelhada, com uma espuma muito compacta e um aroma de figos. Sente-se como mel na boca. O perfil de álcool é um componente importante no sabor desta cerveja. Similar a 6 e 8, porém mais aromática e aveludada.
Uma observação: Como podemos notar, os números 6, 8 e 10 não correspondem ao teor alcoólico da cerveja, mas sim a uma antiga unidade de medida que mensura a densidade do mosto utilizado no processo…
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Delirium Tremens



quinta-feira, 22 de julho de 2010
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Jupiler

Desembarcaram no Beertaste as cervejas Jupiler, da Brasserie Piedboeuf, cervejaria sediada em Jupille-sur-Meuse, a 4 km da cidade de Liege [ Bélgica ]. Liege é uma antiga capital famosa pela riqueza do seu patrimônio arquitetônico e cultural. De propriedade da Anheuser-Busch InBev, sua principal marca é a Jupiler, nada mais nada menos que a cerveja mais popular na Bélgica, onde seu nome remete ao local de origem.

Fundada em 1853, deve o seu know-how para a familia Piedboeuf. Afim de garantir a perfeita qualidade de sua cerveja, a cervejaria possui instalações extremamente sofisticadas e equipamentos ultramodernos.

Jupiler tem uma forte imagem ligada a masculinidade, coragem e aventura. Essa combinação de aproximação, auto-confiança e auto-relativização com o sexo masculino, é muito explorada em seu marketing, tanto em comerciais como em propagandas impressas. Além disso, a cerveja é a patrocinadora oficial da maior divisão do futebol belga, a Jupiler League.
Podemos encontrar 4 tipos de Jupiler, dentre elas: Pils (a mais comum e encontrada na europa), a N.A (sem álcool), Blue (mais suave) e a novíssima Tauro (uma bela Lager de 8.3% alc.).
terça-feira, 13 de julho de 2010
Pilsner Urquell




quarta-feira, 7 de julho de 2010
VNTG

terça-feira, 6 de julho de 2010
Beertaste no TopBlog 2010
terça-feira, 29 de junho de 2010
La Chouffe On Tap

A Brasserie D´Achouffe foi fundada em 1982, nos vales verdes das Ardennes Belgas, e especializou-se em produzir cervejas artesanais de alta qualidade. As marcas produzidas são facilmente reconhecidas pelo simpático duende que figura nos rótulos, que de acordo com lendas seculares, eram vistantes frequentes das florestas da região.
